Vitiligo

É uma doença que causa manchas brancas em qualquer parte do corpo, inclusive nos pelos. Indivíduos com parentes acometidos têm mais chance de apresentar a doença.  Alterações emocionais e perdas importantes, como morte ou afastamento de entes queridos, podem desencadear o quadro.


Clínica

Manchas brancas na pele, acompanhadas ou não de pelos brancos. Possuem várias formas: unilateral ou segmentar (somente de um lado do corpo), acrofacial (ao redor da boca e dos olhos e nas mãos

e pés) ou vitiligo vulgar em várias partes do corpo. Pode também ocorrer somente no cabelo ou nos cílios. O vitiligo não coça, não dói e não arde e também não compromete órgãos internos.


Tratamento

Por ser uma doença bastante inestética, causa grande impacto psicossocial na qualidade de vida dos pacientes. O tratamento

é demorado. A escolha do tratamento depende da doença estar em atividade ou estacionada. Podem ser utilizadas medicações imunossupressoras ou imunomoduladoras para estacionar e parar

o aumento das manchas. Nos casos estacionados focamos apenas

no estímulo a repigmentação  por meio de tópicos, antioxidantes orais e fototerapia ( UVB narrowband 2 a 3 vezes por semana).


DÚVIDAS FREQUENTES


O Vitiligo é uma doença contagiosa?
NÃO
Embora sua causa exata não se encontre estabelecida, é sabido que trata-se de uma doença não contagiosa, autoimune, com anticorpos que agridem o melanócito (célula que produz o pigmento).


Pode usar maquiagem afim de esconder  as manchas?
SIM
Como o tratamento é demorado, orienta-se concomitante ao tratamento o uso de maquiagem afim de camuflar os locais mais visíveis.