Vitiligo
É uma doença que causa manchas brancas em qualquer parte do corpo, inclusive nos pelos. Indivíduos com parentes acometidos têm mais chance de apresentar a doença. Alterações emocionais e perdas importantes, como morte ou afastamento de entes queridos, podem desencadear o quadro.
Clínica
Manchas brancas na pele, acompanhadas ou não de pelos brancos. Possuem várias formas: unilateral ou segmentar (somente de um lado do corpo), acrofacial (ao redor da boca e dos olhos e nas mãos
e pés) ou vitiligo vulgar em várias partes do corpo. Pode também ocorrer somente no cabelo ou nos cílios. O vitiligo não coça, não dói e não arde e também não compromete órgãos internos.
Tratamento
Por ser uma doença bastante inestética, causa grande impacto psicossocial na qualidade de vida dos pacientes. O tratamento
é demorado. A escolha do tratamento depende da doença estar em atividade ou estacionada. Podem ser utilizadas medicações imunossupressoras ou imunomoduladoras para estacionar e parar
o aumento das manchas. Nos casos estacionados focamos apenas
no estímulo a repigmentação por meio de tópicos, antioxidantes orais e fototerapia ( UVB narrowband 2 a 3 vezes por semana).
DÚVIDAS FREQUENTES
O Vitiligo é uma doença contagiosa?
NÃO
Embora sua causa exata não se encontre estabelecida, é sabido que trata-se de uma doença não contagiosa, autoimune, com anticorpos que agridem o melanócito (célula que produz o pigmento).
Pode usar maquiagem afim de esconder as manchas?
SIM
Como o tratamento é demorado, orienta-se concomitante ao tratamento o uso de maquiagem afim de camuflar os locais mais visíveis.