DRA. MILENA AFRADIQUE
Dermatologia Clínica, Cirúrgica, Estética e Laser
Foliculite
Infecção superficial dos folículos pilosos, causada por bactérias do tipo estafilococos, que estão presentes normalmente na nossa pele. Pode ocorrer em indivíduos com pele mais espessa, pelos mais grossos e encaracolados. Comum também com o uso de roupas justas, tecidos sintéticos, depilação com técnica inadequada ou raspagem do pelo e em locais de atrito.
Clínica
Semelhante a espinha em áreas com pelos.
No homem é mais frequente na barba e na mulher na virilha.
Prevenção
Uso de roupas confortáveis e largas, tecidos naturais como linho, algodão e seda. Uso regular de hidratantes à base de ureia, ácido glicólico. Se for realizar raspagem dos pelos, deve-se limpar bem
a área antes e respeitar a direção do crescimento do pelo.
Tratamento
Na fase aguda, consiste no uso de antibióticos tópicos associado ou não ao corticoide para diminuir o processo inflamatório. O tratamento definitivo é a depilação a laser.
Dúvidas Frequentes
Pode surgir pela depilação a cera ou raspagem?
SIM
Técnicas inadequadas de depilação ou raspagem podem piorar
ou precipitar a foliculte. O laser é o melhor tratamento após a fase aguda (pústulas) e atua destruindo a maioria dos pelos definitivamente. Nas primeiras sessões é percebida uma diminuição da espessura do pelo, que já contribui para a melhora da foliculite. Com a sequência do tratamento, ocorre o desaparecimento dos pelos.