Alterações na Pele da Gestante

No período gestacional, a mulher sofre muitas mudanças físicas e psicológicas. A maioria das mudanças decorrem de alterações hormonais ou mecânicas, sendo necessários alguns cuidados especiais. É importante sempre consultar o médico, pois o uso de quaisquer cosméticos na gravidez deve ser liberado pelo médico dermatologista.

O uso de fotoprotetores é essencial para prevenir manchas na pele que são bastante frequentes neste período. Entretanto, tomar banhos de sol diariamente nas mamas, por 15 minutos é recomendado.

O uso de óleos e hidratantes é indicado para minimizar o surgimento de estrias. 

 

O fortalecimento dos mamilos pelo ato de atritar suavemente com uma toalha após o banho é importante para preparar a mama para a amamentação.

Os cabelos aumentam de volume, principalmente no último trimestre da gestação, pois durante a gestação os fios permanecem na sua fase de crescimento. No pós-parto, do terceiro ao oitavo mês de gestação, os fios já entraram na fase de queda. Em algumas mulheres essa queda é acentuada, necessitando de tratamento dermatológico.

As unhas podem ficar mais frágeis e tem maior tendência a descolar, encravar e formar granuloma piogênico (“çarne esponjosa”).

Algumas mulheres evoluem com acne. Alguns tratamentos podem ser realizados com acompanhamento médico.

Lasers, peelings químicos, preenchimentos e toxina botulínica não são permitidos durante a gestação.

Peelings de cristais, drenagem linfática e alguns cosméticos são liberados, de acordo com critério médico.