Acne

É uma doença inflamatória crônica da unidade pilossebácea que pode acometer a face, tórax e o dorso. Mais frequente na adolescência, porém pode surgir em adultos. Apresenta curso prolongado, com períodos de piora e melhora, o que tem grande impacto psicossocial na qualidade de vida dos pacientes.
Clínica
Grau I: presença de comedões (vulgo cravos)
Grau II: predominam lesões inflamatórias pápulo-pustulosas
Grau III: apresentam nódulos e cistos
Grau IV: forma grave caracterizada por nódulos maiores com saída de pus e fístulas
Prevenção
O controle da oleosidade é essencial por meio da limpeza correta da pele com sabonetes e adstringentes, alimentação equilibrada e uso de cosméticos oil free adequados.
Tratamento
Deve ser individualizado e iniciado precocemente para evitar as cicatrizes.O tratamento é prolongado. Quando predominam os comedões, é indicado tratamento tópico à base de retinóides e peróxido de benzoíla associados à extração dos comedões pela limpeza de pele. Quando se apresentam lesões inflamatórias, associa-se também antibióticos de uso oral ou tópico. Tratamentos complementares como luz intensa pulsada e laser podem ajudar a diminuir. Nas formas graves, com presença de nódulos e cistos, e nas formas não responsivas aos demais tratamentos, é indicado a isotretinoina oral. Após tratamento, se houver cicatrizes, é indicado tratamento com peelings seriados e laser.
Dúvidas frequentes
O SOL MELHORA AS ESPINHAS?
NÃO
O sol tem um efeito secativo sobre as espinhas e pode até melhorar ligeiramente a acne, porém o excesso de exposição solar faz com que a pele fique queimada, mais grossa e isso facilita o entupimento dos poros.
POSSO ESPREMER AS ESPINHAS?
NÃO
A manipulação de cravos e espinhas pode ocasionar cicatrizes.
A cicatriz de acne ocorre de acordo com a forma clínica e a predisposição genética de cada paciente.
A DIETA PODE INFLUENCIAR NA ACNE?
SIM
Alimentos com alto índice glicêmico, como os carboidratos refinados (massas,doces, arroz) e leite, principalmente os desnatados, causam aumento do nível de insulina, que estimula a produção do sebo e piora da acne.
QUANTO MAIS EU LAVAR O ROSTO, MENOS OLEOSO ELE FICA?
NÃO
O excesso de limpeza pode causar efeito rebote, com aumento na produção de sebo e a piora da acne.