A Pele Do Idoso

A pele das crianças é mais sensível que a dos adultos pois não apresentam algumas proteções. Não produz óleo de forma eficiente, é mais fina e não tem glândulas sudoríporas totalmente desenvolvida. É mais sensível à luz ultravioleta e ao calor, estando mais predisposta a brotoeja, que nada mais é que o entupimento das glândulas sudoríparas.

 

Portanto, deve-se tomar muito cuidado com a pele da criança na primeira infância, principalmente no verão. 

 

As assaduras estão relacionadas à irritação que a urina pode causar na pele numa área onde há abafamento, calor e dobras. Por isso, é muito importante que as mães sejam cuidadosas para evitar que as crianças sofram com esse problema. Ao trocar a fralda, a área deve ser muito bem seca. Deve-se usar produtos protetores à base de hidratantes ou à base de filmes oleosos e que não sejam irritantes e que protejam a pele da criança, tanto do contato com a urina, quanto de fezes e até mesmo do próprio abafamento. O tipo de fralda também é importante.

A assadura não deve ser vista como um fato normal em crianças pequenas. É uma alteração, que pode acontecer com mais freqüência na primeira infância. Há crianças que apresentam mais tendência a esse tipo de problema, como por exemplo, as crianças mais gordinhas, as que urinam mais, aquelas que têm a urina mais ácida, ou as que estão com algum problema de diarréia. 

 

Cabe às mães ficarem atentas às trocas de fraldas, ao tipo de produto que estão utilizando nas crianças e, no caso de perceberem qualquer alteração como por exemplo, a pele ficar avermelhada, começar a ter pústulas ou mesmo surgirem algumas feridinhas, procurar imediatamente um especialista. 

 

As crianças atópicas podem reagir a algumas substâncias, de forma diferente das crianças não atópicas. Apresentam maior chance de irritação na pele do que as outras crianças. Um problema muito comum em crianças atópicas é a alergia à picada de insetos. Nesse caso a criança é picada por um inseto qualquer e pode ficar com o corpo cheio de pequenas lesões que coçam muito. A picada

do inseto funciona como um alérgeno provocando lesões no corpo todo, mesmo que a criança não tenha sido picada em todos esses locais.  Esse tipo de lesão é muito comum nas pernas das crianças

e podem deixá-las manchadas e até mesmo com cicatrizes. Outra alergia muito comum nos atópicos é chamada de eczema atópico. Esse tipo de alergia aparece principalmente nas dobras, onde a região fica avermelhada, coçando muito, podendo até apresentar cascas.Portanto, as alergias mais comuns em crianças são:

o estrófulo (alergia à picada de inseto) e o eczema atópico.

E, no caso delas aparecerem o mais indicado é procurar um especialista. Para o problema de picada de inseto, existem vacinas que são eficientes desensibilizando a criança com relação ao problema. Já a alergia atópica é um problema intrínseco da criança, mas que pode ser amenizado com orientação adequada e tratatamentos específicos.  

 

Educar desde criança sobre hábitos saudáveis para prevenir problemas futuros na pele é muito importante.